Se estás a ponderar mudar o teu cabelo e, especificamente, fazer a transição para o cabelo natural, entendo-te totalmente. Há algo de transformador no processo de fazer a transição capilar gradualmente e no acto de cortar tudo - sobretudo quando isso reflecte algum tipo de mudança interna.
Fazer a transição e abraçar totalmente o teu crespo ou cachos não é tão fácil e cor-de-rosa quanto a internet faz parecer. Não quero desencorajar-te, apenas quero que estejas totalmente preparada para a tarefa que está por vir quando fizeres o big chop.
Aqui estão algumas dicas úteis que gostaria que me tivessem dado antes de ter feito a 1ª transição.
➢ É CHAMADO DE "WASH DAY" POR ALGUM MOTIVO
Este será o meu segundo ano como natural e o dia de lavar o cabelo ainda é uma luta para mim.
Sim! Nesta fase o teu crespo ou cachos irá precisar de atenção extra e mais tender love and care. Desde fazer o pré-poo, desembaraçar o cabelo até lavá-lo, condicionar profundamente e fazer possíveis tratamentos com proteínas, esse processo pode levar facilmente até 4 horas - sobretudo se o vosso cabelo tiver baixa porosidade.
Começa por fazer as pazes com isso o mais cedo possível, especialmente se fores como eu e a paciência não é a tua virtude mais forte em alguns momentos.
Como estarás a lidar com duas texturas, terás que dedicar umas boas horas para cuidar do teu cabelo. A minha dica: num domingo tranquilo e descontraído, ou dia de folga, quando não tiveres afazeres para colocar em dia, será o melhor dia para incluir tratamentos em profundidade. Tenta ouvir um podcast ou música enquanto penteias o cabelo, aproveita para colocar a roupa a lavar (e a secar hahaha) despachar o almoço ou jantar.
Ver isto mais como uma rotina de auto-cuidado do que uma tarefa árdua faz uma grande diferença.
➢ NÃO TENS DE FAZER O BIG CHOP
Por mais que todas nós gostemos de ver um antes e depois drástico, cortar o cabelo não é a tua única escolha.
Embora seja a opção mais recomendada e popular na comunidade de cabelos naturais, podes optar por deixar o cabelo crescer centímetro até atingir um comprimento com o qual te sintas confortável e, aí sim, cortar.
No entanto, isso significa que levarás algum tempo para livrares completamente do cabelo quimicamente tratado, mas é uma opção adequada para aquelas que podem estar um pouco hesitantes em fazer o big chop.
Esse processo não te torna menos naturalista. Para muitas será a primeira vez que verão o seu cabelo natural e curto e pode ser um choque. Recordo-me que quando fiz a primeira transição a minha mãe, que sempre usou o cabelo curto, quase teve um piripaque.
Se optares por este caminho, lembra-te terás de cuidar duas texturas de cabelo diferentes. Por isso, é importante incorporar um tratamento rico em proteínas para prevenir a quebra.
➢ ENCONTRA UM PENTEADO DE TRANSIÇÃO ADEQUADO
Quer optes pelo big chop ou pela transição capilar gradual, terás que encontrar um penteado de transição. Se fizeres o big chop, é provável que não te apaixones imediatamente por essa mudança.
Faz a tua pesquisa antes e concentra-te em descobrir penteados curtos adequados para o formato do teu rosto.
Optei pelo big chop num impulso, tinha perdido a minha avó e estava a passar por um turbilhão de transformações internas, por isso não pensei muito; o meu afro era pequeno na altura e isso facilitou a questão das lavagens e hidratações profundas, humectações etc. Estava mais focada em nutrir e cuidar da saúde do couro e comprimento do que em estilizar o cabelo.
Se estás a fazer a transição deixando seu cabelo natural crescer, recorda que o teu principal objectivo será descobrir como misturar as duas texturas muito diferentes de cabelo em uma. Penteados como os nós bantu são uma óptima opção, pois ajudam a fazer com que as duas texturas diferentes tenham um padrão de ondulação uno.
➢ AS FERRAMENTAS E PRODUTOS CERTOS FARÃO A DIFERENÇA
Eu odeio ser o portadora de más notícias, mas se crês que estás a fazer a transição para o cabelo natural porque acha que será “mais barato” de manter, terás uma grande surpresa.
Não é por acaso que africanos e afro-descendentes gastam 9 vezes mais em cosméticos do que outros grupos de consumidores.
Os teus cachos precisarão de muito mais amor e isso significa investir nos produtos certos para o cuidado do cabelo e, mais importante, nas ferramentas de cabelo certas. Isto pode parecer caro no começo, mas quando vires a tua juba bonita e saudável, perceberás que valeu a pena!
PRODUTOS RECOMENDADOS: links aqui↓
Das escovas para desembaraçar aos pentes de dentes largos, fronhas de seda e novos scrunchies. Tudo isto pode parecer esmagador e inútil no início, mas munires-te com as melhores ferramentas logo no início irá evitar chatices ao longo da jornada.
Neste momento não necessitas de ter todos os produtos e ferramentas de uma só vez, dá um passo e faz um investimento de cada vez com a segurança de que vale a pena!
Este post pode interessar-te: 6 Passos Fáceis para iniciar uma rotina de Transição Capilar
➢ CORTA AS PONTAS COM FREQUÊNCIA
O big chop não é o único corte que terás que fazer. Aparar regularmente as pontas é importante, fazer um bom corte a cada mês ajudará a manter seu cabelo saudável enquanto o deixas crescer - portanto está na altura de começares a habituar-te a sentires-te confortável em torno das tesouras.
➢ O COMPRIMENTO NÃO É A ÚNICA COISA IMPORTANTE
Eu percebo que desejes ter aquele cabelo natural longo e invejável rápido, mas o comprimento não é a única coisa a ser perseguida e procurada. Na verdade, o comprimento não é um indicador de cabelo saudável, a espessura é a melhor maneira de avaliar a saúde geral do teu cabelo.
Por vezes, a principal razão pela qual a maioria das pessoas não nota uma mudança dramática em termos de comprimento é porque as pontas do teu cabelo estão danificadas e a quebra reflecte-se taxa de retenção de crescimento. É por isso que é importante livrares-te das pontas duplas.
Em última análise, a decisão de fazer a transição capilar é uma escolha pessoal e como a fazes depende totalmente de ti. Não deixes ninguém dizer-te que fizeste a escolha errada ou que o teu cabelo natural não é bonito!
Tem presente de que toda a gente tem uma curvatura de cachos e textura de cabelo diferente, então não compares a tua jornada de cabelo com a de outra pessoa. Terás momentos em que estarás super apaixonada pelo tua juba saudável e momentos em que estarás completamente cansada, e está tudo bem.
É uma jornada pessoal, aproveita e lembra-te, a única pessoa que tem de amar o teu cabelo afro ou cacheado és tu!
*Esta publicação poderá conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão, sem nenhum custo para ti, se fizeres uma compra através de um link!*
Sem comentários
Enviar um comentário