Os últimos meses têm sido de preenchidos com muitas viagens, e isso colocou algumas coisas em perspectiva. Nomeadamente, sobre a forma como estava a gerir a minha rotina de cuidados com a pele - sobretudo porque tenciono viajar mais no próximo ano a lazer e gosto de manter a rotina nesse quesito.
*Esta publicação poderá conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão, sem nenhum custo para ti, se fizeres uma compra através de um link!*
Contextualizando, peguei em metade dos produtos da minha rotina actual de cuidados com a pele mas deixei os meus ingredientes activos para a minha primeira viagem de uma semana - limitei-me a utilizar um sabonete de limpeza, um tónico, creme hidratante, água termal e protector solar.
Fazer uma pausa nos meus activos foi uma óptima ideia, a minha pele descansou e pude ver que está muito melhor, provavelmente não farei isso novamente porque tive de interromper alguns "tratamentos" que deveria ter terminado antes da chegada do Verão e o peso era dispensável.
Na viagem seguinte não toquei em nenhum anteriores. Em vez disso, recorri ao meu stock de produtos de tamanho de viagem sem activos.
Acabou por ser mais conveniente e aproveitei para experimentar algumas amostras. Embora esteja em conflito sobre separar-me um pouco dos meus produtos mais preferidos, essa opção revelou-se muito melhor para minha pele respirar e representou menos stress para mim.
Organizar os teus produtos de cuidados com a pele para uma viagem depende, em última análise, do tipo de viagem que irás fazer. Eu tento que reduzir o tamanho dos meus produtos em viagens dentro da Europa. Mas se tiveres de fazer viagens extensas em que tenhas de despachar a bagagem, podes escolher quantos produtos desejares.
Portanto, embora estas dicas sejam direccionadas para quem faça viagens mais curtas, elas podem ser aplicadas em todos os aspectos.
Aqui estão 6 dicas úteis de cuidados com a pele para viagens que precisas.
- Opta por produtos em formato viagem
É escusado dizer que optar por produtos com formato viagem é sempre uma óptima ideia: são pequenos e compactos, e não precisas de te preocupar em ultrapassar o limite de 100 ml porque a maioria dos recipientes de viagem tende a ter o tamanho abaixo de 50 ml.
Achei menos stressante não ter que perder tempo a transferir parte do conteúdo das embalagens maiores para as menores e etiquetar de acordo.
Embora goste de experimentar novos produtos, procuro não levar produtos com activos para evitar reacções adversar. Opto por produtos hidratantes. Isso dá-me tempo suficiente para a minha pele fazer uma pausa e reforçar a barreira cutânea.
- Transfere os teus produtos para garrafas transparentes de 100ml
Pessoalmente, não sou fã de decantar produtos porque às vezes não volto a usá-los porque esqueço-me, chego casa e arrumo-os, o que acaba por tornar-se um desperdício. Também não gosto de adivinhar qual é o produto se não os rotular - há viagens que são decididas ao último minuto ou na correria do dia-a-dia nem sempre consigo ter tempo para.
Mas se preferirem não comprar travel size skincare, podem decantá-los. Certifiquem-se de rotulá-los correctamente, usá-los e anotar as datas de validade, especialmente em fases em que não viajam com frequência - é muito fácil esquecê-los na mala no armário de arrumações.
- Evita introduzir novos produtos; especialmente com activos.
Ao viajar, normalmente não temos a certeza de como a pele reagirá à água do local para onde vamos que dirá a introdução de um novo produto.
Então, o ideal é manteres-te no básico. Leva um gel de limpeza hidratante (sim, vocês que têm a pele oleosa também), um hidratante e um protetor com factor de protecção solar alto. Se quiserem adicionem um tónico, essência ou sérum, e uma pomada para erupções cutâneas ou vermelhidão, certifiquem-se que se trata de um produto que usaram no passado sem problemas.
- Tenta manter a tua rotina simples
Pode ser tentador exagerar, especialmente se tiveres uma rotina extensa. Mas confia em mim, a tua pele ficará bem se não esfoliares ou usares retinol por uma semana. O teu acne ou as irregularidades na textura da pele não retornarão porque estarás a fazer o mínimo, quanto muito irá ficar com muito melhor aspecto.
Recordo-me que na primeira vez que fui a Luanda, após 20 anos, em uma semana o meu acne desapareceu praticamente, a minha pele ganhou um tom achocolatado uniforme, um brilho saudável, natural - eu acho que foi da água.
Então, não entres em pânico. Escolhe produtos suaves, que já conheças e opta pelo básico.
- Compra em lojas que ofereçam amostras grátis para economizar dinheiro
Para alguém como eu, que adora tudo o que tenha a ver com skincare, prefiro adquirir os meus produtos junto de comerciantes/lojas online que ofereçam amostra (e gomas😎).
Recentemente, enquanto fazia as limpezas arrumações de Primavera, tive de deitar fora alguns porque expiraram como não se pôde viajar durante a pandemia nem me lembrei deles.
Por isso, se não quiseres gastar imenso dinheiro extra em kits ou artigos individuais em formato de viagem, escolhe as tuas com sabedoria.
Algumas lojas que acho que dão amostras fantásticas, algumas em tamanho normal, são a Sephora, a Cult Beauty e a Feelunique. Tenho produtos da Boscia, máscaras faciais e outros produtos que recebi como oferta de compras que fiz online.
- Armazena os teus produtos correctamente.
Não quererás ser atrasada pela segurança do aeroporto por não teres organizado os teus produtos.
Eu tenho duas destas malinhas para cosméticos de PVC transparente para tudo, incluindo para os meus produtos para a pele. Dessa forma, posso passar pela segurança sem problemas... ehem... excepto quando despoleto o alarme com algo que tenho calçado, sou pro nisso! hahah!
Por fim, a dica mais importante de cuidados com a pele em viagens é nunca esquecer o protector solar.
Aonde quer que vás, certifica-te de que o teu FPS 30+ vai sempre contigo e é reaplicado conforme necessário. Não importa o teu tom de pele, se fores negra e tiveres a pele sensível é certo que irás apanhar um escaldão; se tiveres manchas na pele, sardas, melasma, o protector solar tem de estar sempre no teu nécessaire.
Sem comentários
Enviar um comentário